sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Porque sentimos o sabor dos alimentos?


http://www.elhombre.com.br/wp-content/uploads/2012/07/shutterstock_65649088.jpg

Olá seja bem-vindo...

Quando comemos algum alimento queremos sentir o gosto e o sabor que ele tem não é mesmo?
Isso só é possível por que temos a língua, o órgão responsável pela percepção dos sabores.



a língua é formada por dezenas de papilas gustativas que possuem terminações nervosas que captam o gosto dos alimentos e envia para o cérebro na forma de impulsos nervosos.

Antigamente acreditava-se que cada parte da língua era responsável pela percepção de um sabor diferente, como mostra a imagem abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001608/0000018784.jpg

Hoje sabemos que, na verdade, toda a língua pode sentir diferentes sabores e que até a faringe, a epiglote e o palato mole também pode sentir o sabor dos alimentos.

Os cientistas descobriram recentemente que a nossa língua consegui sentir outros dois sabores além do doce, salgado, ácido ou azedo e amargo, eles são o umami e o metálico.

O umami possui um gosto residual suave, mas duradouro, difícil de descrever. Ele induz a salivação e uma sensação aveludada na língua; pode estimular a garganta, o palato e a parte de trás da boca. Sozinho, o umami não é saboroso, mas torna agradável uma grande variedade de alimento, especialmente na presença de um aroma correspondente.

E aí, gostou do post?

Gente eu gostaria de pedi desculpas a vocês pela demora em publicar essa postagem, mas isso aconteceu por causa da minha internet que estava muito ruim quarta-feira e, por isso, não conseguir posta-la, eu também gostaria de pedir a vocês que clicassem nas propagandas que estão no blog para me da uma ajudinha e me motivar cada vez mais está trazendo novas postagens aqui para vocês.

Se você tiver alguma sugestão para novos posts pode deixar ai nos comentários...

Muito obrigado você que leu até aqui que Deus te abençoe muito e até segunda....Tchau...

Nenhum comentário:

Postar um comentário